Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito Santo.
- Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?
De acordo com o dicionário Michaelis:
Benignidade é qualidade de benigno.
Benigno:
1 Que se compraz em fazer bem; benévolo.
2 Afetuoso, bondoso, complacente (falando de pessoa).
3 Agradável, favorável, propício, suave (falando das coisas).
4 Medo Não perigoso
Bondade:
1 Qualidade de bom.
2 Disposição natural para o bem.
3 Benevolência, brandura, indulgência.
4 Boa índole.
5 Cortesia, favor, mercê.
6 Justiça.
Mas observem, o que há na página 47 da lição: “Benignidade são palavras que trazem em si um significado parecido, mas em linhas gerais, podem ser distinguidas da seguinte forma: Benignidade é o sentimento que nos destaca, ao passo que a bondade é a atitude que nos destaca”(grifo nosso).
Observem que um refere-se a sentimento e o outro a atitude.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa e contextualizada.
- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Eu, um Samaritano!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Material: Bíblia.
Material humano: 06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
FONTE: ATITUDE DE APRENDIZ
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