Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Iniciem o estudo do tema, lendo Galátas 5. 22 e falem para os alunos que “benignidade” e “bondade” são duas virtudes do Fruto do Espírito Santo.

- Perguntem: O que é benignidade? E bondade? Ambas possuem o mesmo significado?

De acordo com o dicionário Michaelis:
 Benignidade é qualidade de benigno.
Benigno:  
1 Que se compraz em fazer bem; benévolo.
2 Afetuoso, bondoso, complacente (falando de pessoa). 
3 Agradável, favorável, propício, suave (falando das coisas).  
4 Medo Não perigoso
 
Bondade:  
1 Qualidade de bom. 
 2 Disposição natural para o bem.  
3 Benevolência, brandura, indulgência.  
4 Boa índole.  
5 Cortesia, favor, mercê. 
6 Justiça.   
     
Mas observem, o que há na página 47 da lição: “Benignidade são palavras que trazem em si um significado parecido, mas em linhas gerais, podem ser distinguidas da seguinte forma: Benignidade é o sentimento que nos destaca, ao passo  que a bondade é a atitude que nos destaca”(grifo nosso).
Observem que um refere-se a sentimento e o outro a atitude.
- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa e contextualizada.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Eu, um Samaritano!”
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Eu, um samaritano!
Objetivo: Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.

Material: Bíblia.

Material humano: 06 pessoas: o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o hospedeiro. 

Procedimento:
- Organizem 06 alunos para realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.

- O texto da parábola encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais “atores” deverão realizar as ações descritas no texto.

- Após a encenação, reflitam sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro. Leiam Tg 2. 15 a 17.

- Organizem, com seus alunos,  ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.

Por Sulamita Macedo.