Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato? Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem: Vocês já sabem que, nesta revista, não há uma lição para hoje. Mas, vamos trabalhar o tema do trimestre, fazendo duas atividades que proporcionarão o desfecho do que aprendemos nestas aulas. As atividades estão descritas abaixo.

- Após a execução das 02 atividades, se houver condições, ofereçam um lanche para os alunos.

Tenham uma excelente e produtiva aula!
Atividade 01: Dinâmica “A Bagagem”

Objetivos:
Refletir sobre a importância da frutificação espiritual na vida cristã.

Realizar revisão e desfecho do tema do trimestre.



Material:
01 mala pequena, 01 mala grande
01 malinha bem pequena de plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade, Amor, Raiva, Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso, Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem, Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes do Fruto do Espírito Santo(Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).


Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem parte do texto original.


Texto de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À medida em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a mala grande)
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas.
Pesa demais(andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você pode escolher:
Ficar sentado à beira do caminho(se possível se sentar), esperando que alguém o ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar?Você começa tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro…Amizade…Amor…Nossa! Tem bastante! E curioso, não pesa nada!
Mas tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Ai você começa a tirar, tirar e aparecem àincompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse momento, o desânimoquase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua bagagem.
Pula para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora atristeza.
Agora, você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar bastante…
Então procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor. (As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada uma).
Tira a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne, ao retirar leia cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora é com você…E não se esqueça de fazer isso mais vezes…Pois o caminho é Muito, muito longo.
Autor desconhecido.


3 – Agora, sugiram aos alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto do Espírito.


4 – Para concluir, entreguem para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus 11. 28 a 30.


Por Sulamita Macedo.

Atividade 02: Desafio

Lancem um desafio: O aluno que citar as 09 partes do Fruto do Espírito Santo, sem ler, de forma correta e sem ajuda, ganhará uma lembrancinha.
Aumentem a dificuldade do desafio: Falar as nove partes do Fruto do Espírito Santo, corretamente e sem ajuda e explicar o que cada uma significa, ganhará uma lembrancinha.
Fica a critério de vocês a escolha das lembrancinhas.