Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem do tema da aula: O Dia da Prestação de Contas.


- Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica“Julgamento”.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição, contextualizando o tema com o tipo de aluno que você tem, buscando durante a aula, a participação e envolvimento do aluno. Dessa forma, a aprendizagem será mais significativa.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Julgamento

Objetivos:
Realizar julgamento de 03 personagens em situação hipotética.
Refletir sobre o julgamento que participaremos no Tribunal de Cristo.

Material: 01 cópia do texto “A História de Marlene” para cada aluno(postada abaixo).

Procedimento:

- Distribuam uma cópia do texto para cada aluno.

A História de Marlene

Marlene, Pedro e Paulo são amigos desde a infância. Conhecem-se há muito tempo. Paulo já quis casar com ela, mas recusou, alegando estar namorando Pedro.
Certo dia, Marlene decide visitar Pedro, que morava no outro lado do rio. Chegando ao rio, Marlene solicita a um barqueiro que a transporte para o outro lado. O barqueiro, porém, explica a Marlene ser este trabalho seu único ganha-pão, e pede-lhe certa soma de dinheiro, importância de que Marlene não dispunha.
Ela explica ao barqueiro o seu grande desejo de visitar Pedro, insistindo em que a transporte para o outro lado. Por fim o barqueiro aceita, com a condição de receber em troca um manto que usava.
Marlene hesita e resolve ir consultar um eremita que morava perto. Conta-lhe a história, o seu grande desejo de ver Pedro e o pedido do barqueiro, solicitando, no final, um conselho. Ele Respondeu:
- Compreendo a situação, mas não posso, na atual circunstância, dar-lhe nenhum tipo de conselho. Se quiser, podemos dialogar a respeito, ficando a decisão final por sua conta.
Marlene retorna ao riacho e decide aceitar a última proposta do barqueiro. Atravessa o rio e vai visitar Pedro, onde passa três dias bem feliz.
Na manhã do quarto dia, Pedro recebe um telegrama. Era a oferta de um emprego muito bem remunerado no exterior, coisa que há muito tempo aguardava. Comunica imediatamente a notícia a Marlene, e na mesma hora a abandona.
Marlene cai numa tristeza profunda e resolve dar um passeio, encontrando-se com Paulo a quem conta a razão de sua tristeza. Paulo compadece-se dela, e procura consolá-la.
Depois de certo tempo, Marlene diz a Paulo:
- Sabe que tempos atrás você me pediu em casamento, e eu recusei, porque não o amava bastante, mas hoje penso amá-lo suficientemente para casar com você.
Paulo retrucou:
- É tarde demais, não estou interessado em tomar os restos de outro.
Autoria do texto desconhecida.

2 - Realizem a leitura do texto, anotando no quadro os nomes dos personagens.
3 - Depois, perguntem:
Você concorda com a atitude de Paulo?
Você discorda da atitude de Pedro?
Você acha que Marlene agiu corretamente, quando procurou Pedro?
4 - Aguardem as respostas, certamente haverá discordância, pois o julgamento das atitudes dos personagens depende do ponto de vista dos alunos.
5 - Depois, falem que um dia também seremos julgados, nosso atos serão avaliados por Deus no Tribunal de Cristo, evento esse que acontecerá após o Arrebatamento. Lá haverá somente um padrão de julgamento.
- Agora trabalhem o conteúdo da lição.