Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
3º Trim. 2012 - JUVENIS,
EBD JUVENIS 2012
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Iniciem o estudo da lição,
falando: Continuando o estudo sobre as virtudes do Espírito Santo, na aula de
hoje, estudaremos sobre a ALEGRIA.
- Dividam a turma em 03 grupos,
distribuam para cada grupo uma das perguntas abaixo:
Em que momentos vocês se sentem
alegres?
O que a alegria proporciona?
O que pode servir de impedimentos
para sentir alegria?
- Estipulem um tempo de 05
minutos para os grupos.
- Depois, organizem a turma em
círculo e solicitem que cada grupo leia a pergunta e apresentem as respostas de
forma objetiva.
- Falem: Existe uma alegria
ocasionada por situações diversas e há outra diferente, que é aquela
proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para exemplificar, utilizem duas
bexigas(bolas de aniversário).
Encham uma e enquanto vocês
falam, vão soltando o ar devagar. Falem: há pessoas que ficam alegres, isto é
com bola cheia, mas o que sentem é algo passageiro(neste momento a bola deve
estar vazia) e depois estão assim com a bola murcha.
Encham outra bola e deem um nó e
falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em qualquer circunstância(neste
momento, brinquem com a bola, jogando para cima e depois batam nela,
demonstrando situações de alegria e tristeza).
- Falem: Aqui nesta demonstração
há dois tipos alegria. Mas na aula de hoje, o estudo é sobre a alegria cuja
fonte está em Deus.
- Depois, trabalhem o conteúdo
proposto na lição: fonte de alegria, obstáculos e resultados.
- Para trabalhar sobre os
obstáculos à ALEGRIA, utilizem a dinâmica “A
Alegria está no ar”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Dinâmica: A Alegria está no ar
Objetivo: Refletir sobre os obstáculos à alegria.
Material: Cadeiras para cada aluno, CD player ou outro objeto que
emita som ou música.
Procedimento:
- Organizem as cadeiras em círculo, com a
parte das costas voltadas para o centro.
- Forneçam as seguintes
orientações:
1º. Momento: cada aluno ficará em
pé ao lado de uma cadeira. Ao toque de uma música ou outro sinal os alunos devem andar ao redor
das cadeiras. Quando a música parar, procurar uma cadeira para sentar.
2º. Momento: retirar uma cadeira e faz o mesmo procedimento do 1º.
Momento. Repita esta operação pelos menos 5 a 6 vezes. Os alunos que ficarem
sem cadeira sairão da atividade.
3º. Momento:
Reflexão sobre a alegria, o entusiasmo
do início da atividade.
No início havia cadeiras para
todos, a alegria está disponível para
todos.
Quais os obstáculos para
continuar na brincadeira? Somente a retirada da cadeira? Houve algum motivo
diferente? Algum colega empurrou? Você não procurou?
- Para encerrar falem sobre os
obstáculos que impedem nossa alegria.
Dinâmica adaptada por Sulamita
Macêdo.
FONTE: ATITUDE DE APRENDIZ
Sem Comentários
Postar um comentário
ALGUMAS REGRAS PARA VOCÊ TER SUCESSO NOS COMENTÁRIOS:
• Tenha em mente que na maioria das vezes você não está pagando para ter acesso à
informação, portanto valorize o conteúdo do site, respeite as pessoas que pagam para
colocar no ar artigos sobre os mais variados assuntos.
Repetindo, pense em todo esse trabalho antes de escrever besteiras ou coisas sem sentido.
• Só faça comentários a respeito do tema que está sendo discutido na página em questão.
• O lugar de comentários não é um espaço comercial. Nunca, em hipótese alguma,
tente anunciar seus produtos ou seu site nesse espaço. Se quiser fazer propaganda, entre em
contato com o site para combinar os valores dos anúncios.
• Não poste mais do que 2 links em um comentário. Fazendo isso, a mensagem provavelmente será automaticamente bloqueada pelos filtros antispam do blog.
• Escreva um comentário com uma linguagem clara, de modo que possa ser entendida
por todos os leitores do blog. Nada de abreviações, internetês ou excesso de emoticons.
Tenha sempre bom senso.
• No campo URL, você pode escrever, sem problemas, o link para o seu blog, site ou perfil em alguma rede social. Se não tiver um link, deixe o campo em branco. Não escreva coisas como http://nãotenho ou http://meusite.com ou http://www.google.com.