Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

- Falem que o tema da aula será sobre a “mansidão”. Leiam Gl 5.22 e destaquem que a mansidão é parte do fruto do Espírito Santo.

- Perguntem: Mas, o que vocês entendem sobre “mansidão”?
Aguardem as respostas. Depois, apresentem o significado do dicionário Michaelis: 1 Qualidade de manso. 2 Serenidade. 3 Índole pacífica. 4 Brandura ou lentidão nas palavras ou na voz.
Manso: Que tem mansidão, brando de gênio.




- Em seguida, exibam parte de um filme sobre Moisés. Escolham partes do filme que mostram a mansidão de Moisés e façam indagações sobre os fatos apresentados.

- Trabalhem o conteúdo proposto na lição de forma participativa e contextualizada com o tipo de aluno que vocês ensinam. 

- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Perdendo a Cabeça”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Perdendo a Cabeça

Objetivo: Refletir sobre o exercício da mansidão e paciência.

Material: 01 bexiga para cada aluno, 01 palito de dentes.

Procedimento:
- Distribuam uma 01 bexiga vazia para cada aluno.
- Em seguida, mostrem uma bexiga cheia de ar e falem sobre a falta de paciência, mansidão que muitas pessoas apresentam. Vocês explodem com facilidade? (neste momento, estourem a bexiga com um palito).
- Depois, orientem para que cada pessoa fale sobre algo que o irrita, que faz perder cabeça de forma rápida e à medida que falarem eles devem encher a bexiga.

- Depois que todos falarem, perguntem: O que fazer para que alguém não exploda?
Aguardem as respostas.
- Depois, enfatizem sobre a importância da mansidão, da paciência diante de situações que podem provocar irritação.
- Peçam para que os alunos deem um nó na bexiga e escrevam sobre ela a palavra mansidão, paciência.

Por Sulamita Macedo.