Professoras e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre “Domínio Próprio” ou “Temperança”. Leiam Gl 5.22 e falem que a Temperança é a última parte do fruto do Espírito Santo que estamos estudando.
- Procurem definir o que seja “Domínio Próprio” ou “Temperança”, partindo sempre do que os alunos sabem, depois apresentem uma definição do dicionário.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.
- Depois, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa ou um saco com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a sacola vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos para que o Espírito Santo tenha predomínio em suas vidas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
3º Trim. 2012 - JUVENIS,
EBD JUVENIS 2012
- Iniciem a aula, cumprimentando os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração. Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse ato?
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Falem que o tema da aula será sobre “Domínio Próprio” ou “Temperança”. Leiam Gl 5.22 e falem que a Temperança é a última parte do fruto do Espírito Santo que estamos estudando.
- Procurem definir o que seja “Domínio Próprio” ou “Temperança”, partindo sempre do que os alunos sabem, depois apresentem uma definição do dicionário.
- Trabalhem o conteúdo da lição de forma participativa.
- Depois, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa ou um saco com várias situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
Falem que a sacola vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra, mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
- Depois, enfatizem que há necessidade de controle, disciplina, e que isto deve ser um exercício constante.
- Leiam o texto “O Garoto, o Martelo e os Pregos”.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos para que o Espírito Santo tenha predomínio em suas vidas.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Texto de Reflexão: O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
Ele contou isso ao seu pai, que lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado, elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal quando uma física. Tenha isso em mente antes de que se irar contra alguém.
FONTE: BLOG ATITUDE DE APRENDIZ
Sem Comentários
Postar um comentário
ALGUMAS REGRAS PARA VOCÊ TER SUCESSO NOS COMENTÁRIOS:
• Tenha em mente que na maioria das vezes você não está pagando para ter acesso à
informação, portanto valorize o conteúdo do site, respeite as pessoas que pagam para
colocar no ar artigos sobre os mais variados assuntos.
Repetindo, pense em todo esse trabalho antes de escrever besteiras ou coisas sem sentido.
• Só faça comentários a respeito do tema que está sendo discutido na página em questão.
• O lugar de comentários não é um espaço comercial. Nunca, em hipótese alguma,
tente anunciar seus produtos ou seu site nesse espaço. Se quiser fazer propaganda, entre em
contato com o site para combinar os valores dos anúncios.
• Não poste mais do que 2 links em um comentário. Fazendo isso, a mensagem provavelmente será automaticamente bloqueada pelos filtros antispam do blog.
• Escreva um comentário com uma linguagem clara, de modo que possa ser entendida
por todos os leitores do blog. Nada de abreviações, internetês ou excesso de emoticons.
Tenha sempre bom senso.
• No campo URL, você pode escrever, sem problemas, o link para o seu blog, site ou perfil em alguma rede social. Se não tiver um link, deixe o campo em branco. Não escreva coisas como http://nãotenho ou http://meusite.com ou http://www.google.com.