Professoras e professores, para
esta lição, apresento as seguintes sugestões:
- Iniciem a aula, cumprimentando
os alunos, perguntem como passaram a semana. Escutem atentamente as falas dos
alunos e observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Após a chamada, solicitem ao
secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email.
Compreendem a importância desse
ato?
Os alunos se sentirão queridos,
cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
- Apresentem uma figura de uma laranja, cujos gomos representam as 09 partes do Fruto do
Espírito Santo. Veja este modelo:
- Leiam Galátas 5.22, apontando
cada parte à medida que for lido nome das partes do Fruto do Espírito.
- Falem: Concluímos o estudo de
cada parte que compõe o fruto, que se encontra em Gl. 5.22. Agora, na lição de
hoje, vamos estudar o conteúdo do versículo o 23, que diz: “Contra estas coisas
não há lei”.
- Escrevam esta frase no quadro e
perguntem: Qual a razão desta afirmação?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, falem que a pessoa
que possui as virtudes do Fruto do Espírito é alvo das ciladas do inimigo,
portanto estejamos atentos, vigiando e orando. Para exemplificar, reflitam com
os alunos o texto de reflexão “A
Serpente o Vaga-lume”.
-Trabalhem o conteúdo da lição de
forma participativa e contextualizada.
- Para concluir a aula, utilizem
a dinâmica “Árvore de Vida”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Texto de
Reflexão: A Serpente e o Vaga-lume
Conta a lenda que, uma vez, uma serpente começou a perseguir um
vaga-lume. Este fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem
pensava em desistir.
Fugiu por um dia inteiro e ela não desistia. Dois dias e nada…
No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:
- Posso lhe fazer três perguntas?
- Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas, já que vou te
devorar mesmo, pode perguntar…
- Pertenço à sua cadeia alimentar ?
-Não.
- Eu te fiz algum mal?
- Não.
- Então, por que você quer acabar comigo?
- Porque não suporto ver você brilhar…
Autoria desconhecida.
Dinâmica: Árvore de Vida
Objetivo: Refletir sobre a importância de produzir as 09 partes do Fruto do
Espírito Santo.
Material:
01 galho de uma
planta com folhas verdes
01 rolo de durex
Frutas de papel ou
plástico(pequenas)
½ folha de papel
ofício
Procedimento:
- Apresentem para
os alunos um galho de uma planta com folhas.
- Jesus comparou-se
a uma videira e nós aos ramos. Leiam Jo 15. 1 a 6, 8.
- Falem: Conforme
lemos, quem está em Cristo, está na videira e produz frutos. Está vivo
espiritualmente, produzindo para o Reino.
- Coloquem os
frutos em alguns galhos da árvore.
- Falem: Ainda,
podemos afirmar, segundo o texto lido, que aquele que não está em Cristo, será
lançado fora.
- Agora retirem os
galhos sem frutos.
- Falem: Está morto
espiritualmente, não produz para o Reino de Deus.
- Falem: Estejamos,
pois na videira, limpos pela Palavra, para que produzamos frutos dignos de
arrependimento.
- Leiam o Salmo 1.
- Em seguida,
distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e solicitem que desenhem uma
árvore, afirmando que esta representa sua vida espiritual. Depois, eles devem
desenhar frutos e colocar nos frutos nomes de ações que precisam realizar ou estão
realizando para que mantenham ligados a Cristo, como também partes do Fruto do
Espírito.
- Para concluir,
peçam a alguns alunos para socializar com o grupo o resultado do seu trabalho.
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